Durante uma operação de fiscalização no Parque Nacional do Jaú, em Novo Airão (AM), agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam 117 quelônios que estavam sendo contrabandeados.
Os animais foram encontrados escondidos sob o estrado de uma embarcação regional que transportava frutas, com destino à área urbana de Novo Airão. A apreensão ocorreu nesta segunda-feira (7) e faz parte das ações de combate ao tráfico de fauna silvestre na região.
“Durante o retorno da equipe após uma visita de orientação às comunidades, identificamos um barco com frutas. Ao inspecionar o interior, encontramos os quelônios escondidos. Cada tracajá pode colocar mais de 40 ovos, e a captura desses animais compromete a reprodução da espécie”, explicou o coordenador do Programa de Quelônios da Amazônia, Walmir Nogueira.
Os animais foram encaminhados para avaliação veterinária e serão devolvidos ao habitat natural assim que apresentarem boas condições de saúde.
O responsável pelo transporte ilegal foi identificado, autuado e poderá responder por crime ambiental, conforme a legislação vigente.